Férias desconectadas! ♡

Aqui em casa nos policiamos o tempo todo com o uso das tecnologias, principalmente quando Maria Flor está por perto. Ela só pega o celular aos finais de semana e em situações bem distintas, como por exemplo para se distrair no carro.

Há algum tempo Fabricio e eu entramos num consenso de que quando chegamos em casa devemos deixar os celulares de lado e usá-lo somente se necessário. Quando vez ou outra dou uma escapadinha pra olhar uma mensagem recebo logo um puxão de orelha... Apesar de utilizarmos as redes sociais para trabalhar, nosso momento família deve ser integral e livre de distrações. Assistir um filme ou brincar juntos no quarto tem de ser nossa prioridade.

Pode até parecer loucura, mas apesar de realmente ser difícil desconectar-se, muitas vezes sinto minha energia sugada por esses aparelhos... Já sentiram isso??? Quando passo muito tempo online sinto que meu dia não foi produtivo o suficiente e ai vem a culpa...

É claro que não precisamos radicalizar e abolir as tecnologias de nossas vidas, mas acho importante ter esses limites impostos e fazer uso da internet de maneira saudável. Afinal, perdemos sim um tempo precioso, e que não volta mais, com muita bobagem nos diversos apps disponíveis. O real tem de ser priorizado!

A demanda da criança nessa fase dos 3/4 anos é ainda maior que a de um bebê. Eles querem (e precisam) de atenção, olho no olho, entrega... A intuição deles é tão aguçada que eles percebem se você está realmente brincando com eles. Brincando mesmo e não só fingindo! Este é um ponto que eu me cobro muito, por que sei da importância dessas memórias afetivas lá na frente. São momentos que marcam demais nossas vidas.

Nessas férias escolares, tirei alguns dias de descanso e resolvi manter as telas desligadas pra curtir verdadeiramente com ela. Perguntei o que ela queria muito fazer e organizamos um cronograma bem divertido!!! Papai não teve a mesma sorte de conseguir suas férias, mas também temos planos com ele haha

O livro "101 Coisas Para Fazer Com As Crianças Antes Que Elas Cresçam" nos ajudou muito nesse processo (fica aqui minha dica, vale muito a pena a leitura). Fomos lendo todas as dicas, relembrando nossas próprias histórias e escolhendo as "coisas" que vamos fazer. E olha, até sair fantasiado por aí nós vamos... (você está incluso nessa, amor). Estamos empolgadas!

É claro que não é preciso estar de férias pra fazer isso. Criar esse hábito diariamente com certeza faz tudo ter mais sentido, mais leveza. Por isso, escolha um momentinho do seu dia pra se desconectar e fazer algo bem especial com quem ama! Brinque, abrace, assista um filminho, faça um chá da tarde... Se conecte de outras formas com a sua vida. Tenho certeza que será incrível!

Por aqui, nossas férias serão assim: conectados com nossa menina, que tem energia de sobra, recarregando as baterias com muito amor e lembranças inesquecíveis!

Boas férias pra vocês também!
Com amor,
Cacaw.

Comentários

Postagens mais visitadas